domingo, 7 de agosto de 2011

SOCIOLOGIA - Planejamento p/ 2º semestre 2011

ESTADO DE GOIÁS
COLÉGIO ESTADUAL SENADOR TEOTÔNIO VILELA
AUTORIZADO P/RES. Nº 398 DE 17/10/1985
CRIADO PELA LEI 9.977 DE 14/01/1986
RECONHECIDO P/RES. Nº 574 DE 08/08/2008

COLÉGIO ESTADUAL SENADOR TEOTÔNIO VILELA
PLANEJAMENTO PARA O CURSO DE SOCIOLOGIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO (2º semestre)
PROFESSOR – ALLAN RÔMULO DE LIMA

2º semestre letivo – 2011



1. JUSTIFICATIVA

É no desenvolvimento conjunto dos diferentes níveis de habilidades que a compreensão da vida do ser humano em grupo, as regras de convivência e os fundamentos das sociedades são gradativamente apreendidas pelo aluno. Sendo assim, buscamos oferecer aos educandos um curso interdisciplinar onde ele possa ler por si mesmo, de acordo com o seu interesse e natural curiosidade, que o oriente a refletir e a construir seu pensamento crítico e analítico, associando os conteúdos abordados em cada disciplina fornecendo uma visão local e universal de forma teórico-prática e contextual da realidade que possibilite sair da passividade e assumir postura mais ativa na escola e na vida a partir do conhecimento e compreensão dos direitos, dos deveres, dos valores da tolerância, da amizade e da diversidade que enriquece o convívio coletivo/social.
FOCO – Renovação do Ensino de Ciências – Competência e Habilidades em Ciências para desenvolver raciocínio contextualizado e interdisciplinar nos processos de leitura, interpretação e produção de conhecimentos. (Matriz de referência para o ENEM).


2. OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS

• Despertar nos alunos a capacidade de saber ler e interpretar os fenômenos sociológicos históricos e contemporâneos, incentivando-os a aquisição de conhecimento sobre as ciências através da prática, possibilitando a compreensão do cotidiano e do universo sócio-cultural humano compreendendo os elementos culturais que constituem as identidades.
 Levar o aluno a compreender o papel do homem como parte da natureza e as conseqüências de sua ação sobre ela a partir das relações socioeconômicas e culturais de poder reconhecendo a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;
 Propiciar ao aluno conhecimentos que possa levá-lo a respeitar a diversidade e as diferenças, reconhecendo a igualdade básica dos seres humanos utilizando os conhecimentos históricos e geográficos para compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do individuo na sociedade;
 Proporcionar ao aluno elementos para que possa conhecer a realidade local, regional, nacional e mundial, reconhecendo a interdependência entre elas a partir das transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social ampliando a sua “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.


3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

• Leituras informativas
• Estudo dirigido – interpretação dos textos
• Passeios ecológicos e observações urbanísticas
• Visitas a fábricas e parques de exposições
• Aulas expositivas dialogadas
• Exibição de filmes
• Orientação para preparação de resumos e esquemas
• Quadro e giz; livros, revistas, jornais; caderno; TV, vídeo, DVD, retro-projetor, data show e aparelho de som.


4. AVALIAÇÃO

• Participação nas aulas (leituras e discussão dos textos)
• Participação nas exibições de filmes
• Elaboração de textos, resumos e esquemas.
• Participação em palestras
• Empenho para solucionar problemas propostos, trabalhos escolares, testes conceituais, etc.
• Composição da NB (nota bimestral): Atividades desenvolvidas em sala e extra-sala – vl. 14 pts; Atividade avaliativa para verificação da aprendizagem (Interdisciplinar) – vl. 6,0 pts, onde se soma as notas obtidas no decorrer do bimestre e divide-se por 2,0 (dois) obtendo-se a média do bimestre. Ex.: N1 + N2 + N3 + N4 / 2 = MB.
• Obs.: a recuperação é continuada.

N1 – Reflexão crítica – vl. 5,0 pts.
N2 – Leitura e compreensão – vl. 4,0 pts.
N3 – Pesquisa, interpretação e reflexão – vl. 5,0 pts.
N4 – atividade avaliativa para verificação da aprendizagem (interdisciplinar) vl. 6,0 pts.
MB – média do bimestre.

Obs. Os critérios e a pontuação das avaliações serão esclarecidos aos alunos na medida em que forem propostos.
Essa avaliação não se refere apenas ao domínio dos conteúdos específicos, mas também ao desenvolvimento das capacidades (competências e habilidades – Matriz do ENEM) como um todo e, como indicador para orientar a prática educacional, o desenvolvimento da sociabilidade, responsabilidade, ética e respeito dentro do grupo.


5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º período

• Cultura: nossa herança social (diversidade regional – Geografia)
• Os princípios da Sociologia
• A objetividade e neutralidade do pesquisador
• Somos seres sociais
• Grupos Sociais e Interação
• Estrutura e organização social (pobreza e desenvolvimento)
• O papel social da educação

2º período

• Sociedades Contemporâneas: (das origens aos dias de hoje) – como funciona a sociedade. (fundamentos da democracia – Geografia)
• O trabalho e a sociedade
• Grupos sociais e interação
• A comunicação e as instituições sociais
• Processos sociais
• A globalização e seus dilemas.
• O papel social da educação

3º período

• Grupos sociais e interação (pobreza e desenvolvimento) - (urbanização – Geografia)
• Organização social e cidadania
• O trabalho e os modos de produção
• A família e a construção do caráter social
• Religião e ideologia
• O Papel Social da Educação – tipos de educação
• A nova escola

4º período

• Viver em Sociedade – (reforma agrária e movimentos sociais – Geografia)
• Como se sustentam os grupos sociais
• Os jovens como objeto da Sociologia
• Estrutura e organização social
• Trabalho e sociedade
• O que provoca a mudança social
• Sociedade Contemporânea (a globalização e seus dilemas)

5º período

• Cultura nossa herança social
• As duas faces da cultura
• Cultura e progresso
• O desenvolvimento econômico – IDH (o processo de globalização – Geografia)
• Controle social
• Mobilidade social
• Sociedades estratificadas

6º período

• Sociedades Contemporâneas (o mundo capitalista – um novo modo de produção) – (meio técnico cientifico informacional – Geografia)
• As instituições sociais
• A família e a igreja
• O Estado
• Mudança social
• O que provoca a mudança social
• A globalização e seus dilemas


6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único – Ensino Médio. S. Paulo: Atual, 2004.
KRAJEWSKI, Ângela Corrêa. Geografia Pesquisa e ação. Volume único – Ensino Médio, 2ª ed. S. Paulo: Moderna, 2003.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia – Ensino Médio. S. Paulo: Ática, 2008.
MEDEIROS, Bianca Freira & Bomeny, Helena. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. S. Paulo: Editora do Brasil, 2010.
RODRIGUE, Joelza Éster. Historia em Documento – imagem e texto – S. Paulo: FTD, 2004.

GEOGRAFIA - Planejamento p/ 2º semestre 2011

ESTADO DE GOIÁS
COLÉGIO ESTADUAL SENADOR TEOTÔNIO VILELA
AUTORIZADO P/RES. Nº 398 DE 17/10/1985
CRIADO PELA LEI 9.977 DE 14/01/1986
RECONHECIDO P/RES. Nº 574 DE 08/08/2008

COLÉGIO ESTADUAL SENADOR TEOTÔNIO VILELA
PLANEJAMENTO PARA O CURSO DE GEOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO (2º semestre)
PROFESSOR – ALLAN RÔMULO DE LIMA

2º semestre letivo – 2011



1. JUSTIFICATIVA

É no desenvolvimento conjunto dos diferentes níveis de habilidades que a noção de tempo e de espaço histórico-geográfico é gradativamente apreendida pelo aluno. Sendo assim, buscamos oferecer aos educandos um curso interdisciplinar onde ele possa ler por si mesmo, de acordo com o seu interesse e natural curiosidade, que o oriente a refletir e a construir seu pensamento crítico e analítico, associando os conteúdos abordados em cada disciplina fornecendo uma visão local e universal de forma teórico-prática e contextual da realidade que possibilite sair da passividade e assumir postura mais ativa na escola e na vida a partir do conhecimento e compreensão dos direitos, dos deveres, dos valores da tolerância, da solidariedade, da amizade e da diversidade que enriquece o convívio coletivo/social.
FOCO – Renovação do Ensino de Ciências – Competência e Habilidades em Ciências para desenvolver raciocínio contextualizado e interdisciplinar nos processos de leitura, interpretação e produção de conhecimentos. (Matriz de referência para o ENEM).


2. OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS

• Despertar nos alunos a capacidade de saber ler e interpretar os espaços e fenômenos geográficos, históricos e temporais, incentivando aos alunos a aquisição de conhecimento sobre as ciências através da prática, possibilitando a compreensão do cotidiano e do universo sócio-cultural humano compreendendo os elementos culturais que constituem as identidades.

 Levar o aluno a compreender o papel do homem como parte da natureza e as conseqüências de sua ação sobre ela a partir das relações socioeconômicas e culturais de poder reconhecendo a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;
 Propiciar ao aluno conhecimentos que possa levá-lo a respeitar a diversidade e as diferenças, reconhecendo a igualdade básica dos seres humanos utilizando os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do individuo na sociedade;
 Proporcionar ao aluno elementos para que possa conhecer a realidade local, regional, nacional e mundial, reconhecendo a interdependência entre elas a partir das transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.


3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

• Leituras informativas
• Estudo dirigido – interpretação dos textos
• Passeios ecológicos e observações urbanísticas
• Visitas a fábricas e parques de exposições
• Aulas expositivas dialogadas
• Exibição de filmes
• Orientação para preparação de resumos e esquemas
• Quadro e giz; livros, revistas, jornais; caderno; TV, vídeo, DVD, retro-projetor, data show e aparelho de som.


4. AVALIAÇÃO

• Participação nas aulas (Registros, leituras e discussão dos textos)
• Participação nas exibições de filmes
• Elaboração de textos, resumos e esquemas.
• Participação em palestras
• Empenho para solucionar problemas propostos, trabalhos escolares, testes conceituais, etc.
• Composição da NB (nota bimestral): Atividades desenvolvidas em sala e extra-sala – vl. 14 pts; Atividade avaliativa para verificação da aprendizagem (Interdisciplinar) – vl. 6,0 pts, onde se soma as notas obtidas no decorrer do bimestre e divide-se por 2,0 (dois) obtendo-se a média do bimestre. Ex.: N1 + N2 + N3 + N4 / 2 = MB.
• Obs.: a recuperação é continuada.

N1 – Reflexão crítica – vl. 5,0 pts.
N2 – Leitura e compreensão – vl. 4,0 pts.
N3 – Pesquisa, interpretação e reflexão – vl. 5,0 pts.
N4 – atividade avaliativa para verificação da aprendizagem (interdisciplinar) vl. 6,0 pts.
MB – média do bimestre.

Obs. Os critérios e a pontuação das avaliações serão esclarecidos aos alunos na medida em que forem propostos.
Essa avaliação não se refere apenas ao domínio dos conteúdos específicos, mas também ao desenvolvimento das capacidades (competências e habilidades – Matriz do ENEM) como um todo e, como indicador para orientar a prática educacional, o desenvolvimento da sociabilidade, responsabilidade, ética e respeito dentro do grupo.

5. EMENTA
A inserção do território brasileiro no processo de produção e a organização do espaço geográfico mundial e brasileiro na atualidade. Processo de industrialização e urbanização da edificação do espaço mundial. A especialização da indústria no mundo. A divisão do trabalho e sua influência nas paisagens urbanas. As fases do capitalismo e os diversos momentos da divisão internacional do trabalho; Os recursos naturais do globo e a questão ambiental. Processo, apropriação, utilização, conservação/degradação dos grandes conjuntos morfoclimáticos. Os recursos minerais e a escala geológica do tempo. A intervenção do homem na natureza através do processo da industrialização. Recursos naturais - a era dos combustíveis fósseis - carvão mineral. A questão agrária - manifestação no campo nos diferentes países; as alterações nas relações de trabalho; os movimentos dos Sem Terra no Brasil. A regionalização mundial. Os grandes conjuntos geoeconômicos. O subdesenvolvimento. A geopolítica na atualidade. A reestruturação da ordem mundial. Perspectivas para a organização do espaço mundial - o fenômeno da globalização. Leitura, análise e interpretação de códigos específicos da geografia (mapas, gráficos e tabelas). Aplicação e uso das escalas cartográficas e geográficas como forma de organizar e demonstrar conhecimentos sobre a localização, distribuição e freqüência dos fenômenos naturais e humanos. Aplicação no cotidiano dos conceitos básicos da Geografia.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1º – período

Meta: analisar o papel do homem na natureza e os elementos culturais que constituem as identidades.

• Espaço Geográfico e Dinâmica Social. (livro didático)
• Conceitos: paisagem, lugar, espaço geográfico, estado-nação.
• Aspectos culturais do Egito, Grécia e Roma. (historia)
• População brasileira (diversidade regional – nossa herança social). (sociologia) – a noção de IDH.
• Organização político-territorial do Brasil.

Objetivo: identificar e compreender o papel do homem como parte da natureza e as conseqüências de sua ação sobre ela a partir das relações socioeconômicas e culturais de poder reconhecendo a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;


2º - período

Meta: analisar a realidade local, regional, nacional e mundial, reconhecendo a interdependência entre elas a partir das transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no uso dos recursos naturais, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

• A natureza e a degradação ambiental dos nossos dias. (livro didático)
• Conceito: desenvolvimento sustentável, globalização e cidadania.
• As conferências em defesa do Meio Ambiente.
• Geologia: o tempo geológico, o planeta em movimento.
• Geologia e climatologia – relevo, vegetação, hidrografia, fenômenos climáticos, impactos ambientais.
• Fundamentos da democracia e cidadania. (sociedades contemporâneas – sociologia).

Objetivo: estimular os alunos a participarem ativamente na vida em sociedade fortalecendo seus vínculos com os direitos e deveres de cidadania, discutindo as questões ambientais e socioculturais visando o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e compreensão das relações entre os elementos da natureza e da ação humana sobre eles.

3º - período

Meta: analisar os impactos positivos e negativos do processo de urbanização e os elementos culturais que constituem as identidades.

• Urbanização, economia e sociedade – dinâmica social (relação campo-cidade) – (livro didático).
• Conceitos: cidade, campo, urbanização.
• Fatores e intensidade da urbanização no Brasil – emprego e desemprego.
• Pobreza e desenvolvimento (sociologia)
• Estrutura hierárquica urbana, redes urbanas (renascimento – historia)
• Metrópoles – cidades globais - megalópoles
• Problemas ambientais urbanos.

Objetivo: identificar e compreender o papel do homem como parte da natureza e as conseqüências de sua ação sobre ela a partir das relações socioeconômicas e culturais de poder, visando o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, compreensão e postura solidária em relação aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;

4º período

Meta: analisar e identificar a realidade local, regional, nacional e mundial, a interdependência entre elas a partir das transformações técnicas e tecnológicas e, seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social realizados no espaço agrário.

• Espaço agrário: ambiente e sociedade – (livro didático).
• Organização da produção agrícola
• Agricultura e Natureza
• Agricultura brasileira – o agronegócio e agricultura familiar
• Estatuto da Terra
• Reforma agrária e movimentos sociais.

Objetivo: estimular os alunos a refletir sobre como a produção agropecuária está presente no dia-a-dia das pessoas, tanto no campo quanto na cidade fortalecendo seus vínculos com os direitos e deveres de cidadania, discutindo as questões ambientais e sociais rurais visando o desenvolvimento da capacidade de compreensão e postura solidária em relação aos problemas das famílias sem terra.

5º período

Meta: analisar o papel do homem a partir das relações socioeconômicas e políticas bipolar de poder reconhecendo a produção e o papel histórico dos organismos internacionais, associando-as aos diferentes grupos e conflitos no período histórico da Guerra-Fria.

• Da guerra fria a nova ordem mundial: geopolítica e economia – (livro didático).
• Conceitos: imperialismo, colonialismo
• (países europeus: Alemanha e Inglaterra – história).
• A ordem mundial estabelecida ate a 1ª metade do século XX.
• Regionalização do mundo
• A sociedade humana – (sociologia)
• A nova ordem mundial – o processo de globalização

Objetivo: estimular os alunos a refletir sobre a bipolarização do poder entre as duas superpotências, a corrida armamentista e a criação de organismos internacionais (ONU, OMC, OCDE, FMI, BIRD) fortalecendo seus vínculos com os direitos e deveres de cidadania, discutindo as questões ambientais e sociais globais visando o desenvolvimento da capacidade de compreensão e postura solidária em relação aos problemas atuais da humanidade.

6º - período

Meta: pesquisar, analisar e estudar como a revolução técnico-científica tem provocado grandes transformações na vida das pessoas – no consumo, na educação, no mundo do trabalho – e das empresas – na produção, na distribuição dos bens, nos investimentos em pesquisas.

• A revolução tecnológica – (livro didático).
• Conceito: meio técnico cientifico informacional.
• As origens da revolução tecnológica (Fordismo e keynesianismo)
• Atual divisão internacional do trabalho (produção flexível) – trabalho e sociedade (sociologia).
• A revolução informacional no Espaço Geográfico.
• Os tecnopólos
• O mundo do trabalho
• Perspectivas para o futuro.

Objetivo: estimular os alunos a compreender que a revolução tecnológica se materializa de forma desigual no espaço geográfico e têm gestado uma nova divisão internacional do trabalho onde as questões ambientais e sociais globais prescindem da importância da educação continuada como meio de consolidação da cidadania e de preparação para o mercado de trabalho.


7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único – Ensino Médio. S. Paulo: Atual, 2004.
LUCCI, Elian Alabi. Geografia Geral e do Brasil – Ensino Médio. S. Paulo: Saraiva, 2007.
KRAJEWSKI, Ângela Corrêa. Geografia Pesquisa e ação. Volume único – Ensino Médio, 2ª ed. S. Paulo: Moderna, 2003.
MARINA, Lucia & RIGOLIN, Tércio. Geografia. Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2005.
MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e Mapas – Construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.
MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Geografia, volumes 1, 2 e 3 - Ensino Médio. S. Paulo: Scipione, 2005.
MEDEIROS, Bianca Freira & Bomeny, Helena. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. S. Paulo: Editora do Brasil, 2010.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia – Ensino Médio. S. Paulo: Ática, 2008.
RODRIGUE, Joelza Éster. Historia em Documento – imagem e texto – S. Paulo: FTD, 2004.