1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
1º BIMESTRE
· Compreender que a
transmissão do conhecimento não é neutra e que o Ser Humano é o sujeito/agente
da História.
· Analisar processos
histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.
· Identificar
características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
(periodização da História – divisão tradicional).
· Reconhecer a
diversidade dos processos históricos e das experiências humanas em seus
referidos contextos.
· Reconhecer a
importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade,
identificando seus diferentes suportes.
· Identificar as
diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos
histórico-sociais.
· Compreender a
relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos
sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da
humanidade.
· Identificar a
ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.
· Desenvolver atitudes
contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.
· Discutir a
construção do outro e suas representações ao longo da história.
· Utilizar a leitura,
a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor
competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social,
científico.
· Reconhecer a
importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na
crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita.
· Estabelecer relações
espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de
diferentes espaços geográficos.
· Analisar os
processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de
diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.
· Relacionar sociedade
e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades e suas
produções culturais.
· Identificar as
principais características do processo histórico de constituição da cidade,
analisando sua importância e significados ao longo do tempo.
· Compreender as
formas de exploração do trabalho no mundo antigo: escravidão, servidão e
trabalho livre.
EIXOS TEMÁTICOS
O ofício do historiador. Da origem da
humanidade ao surgimento do Estado.
CONTEÚDOS
· Historiografia: importância
do conhecimento científico.
· Pré-história – Períodos
Paleolítico e Neolítico.
· Pré-História: processo
de ocupação da América, do Brasil e de Goiás.
· O Oriente Próximo e
o surgimento das primeiras cidades.
· Egito: Pré-história africana,
civilizações antigas no continente africano e suas características
históricas; história ptolomaica.
· Mesopotâmia.
· Hebreus, Fenícios e
Persas.
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