domingo, 17 de fevereiro de 2013

História - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 1ª série


1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Compreender que a transmissão do conhecimento não é neutra e que o Ser Humano é o sujeito/agente da História.

· Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.

· Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas (periodização da História – divisão tradicional).

· Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas em seus referidos contextos.

· Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes.

· Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais.

· Compreender a relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da humanidade.

· Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.

· Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.

· Discutir a construção do outro e suas representações ao longo da história.

· Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.

· Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita.

· Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos.

· Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.

· Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades e suas produções culturais.

· Identificar as principais características do processo histórico de constituição da cidade, analisando sua importância e significados ao longo do tempo.

· Compreender as formas de exploração do trabalho no mundo antigo: escravidão, servidão e trabalho livre. 

EIXOS TEMÁTICOS

O ofício do historiador. Da origem da humanidade ao surgimento do Estado. 

CONTEÚDOS

· Historiografia: importância do conhecimento científico.

· Pré-história – Períodos Paleolítico e Neolítico.

· Pré-História: processo de ocupação da América, do Brasil e de Goiás.

· O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades.

· Egito: Pré-história africana, civilizações antigas no continente africano e suas características

históricas; história ptolomaica.

· Mesopotâmia.

· Hebreus, Fenícios e Persas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário