2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
1º BIMESTRE
· Compreender a
relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos
sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da
humanidade.
· Identificar a
ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.
· Desenvolver atitudes
contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.
· Discutir a
construção do outro e suas representações ao longo da história.
· Utilizar a leitura,
a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor
competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social,
científico.
· Compreender a
diversidade política e cultural da África.
· Comparar o conceito
de escravidão no mundo antigo e no mundo moderno.
· Discutir os
conceitos de diáspora e tráfico de escravos.
· Discutir o
significado do dia 20 de novembro.
· Valorizar a luta
pela igualdade de direitos de negros, índios e mulheres.
· Discutir as
representações sociais dos sujeitos históricos, brancos, negros índios e
mulheres ao longo da história.
· Compreender o
multiculturalismo brasileiro.
· Analisar as
principais organizações sociopolíticas na América Pré- Colonial.
· Comparar os
conflitos culturais, sociais, políticos e econômicos dos períodos pré-colonial
e contemporâneo.
· Desenvolver
comportamentos de respeito à diversidade cultural.
· Comparar a
colonização inglesa, espanhola e portuguesa.
· Caracterizar as
relações de trabalho na América.
· Identificar a
diversidade social na América Portuguesa.
· Analisar as
diferentes atividades econômicas na América Portuguesa.
· Analisar a situação
dos grupos indígenas em Goiás (Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro).
· Pesquisar e analisar
manifestações culturais de origem indígena e africana no Brasil e em Goiás.
· Compreender o
processo de ocupação do território goiano.
EIXOS TEMÁTICOS
Relações políticas, religiosas,
culturais e econômicas no mundo moderno.
Dominação, escravidão e resistência.
CONTEÚDOS
· África.
· América Pré- Colonial.
· América Colonial.
· Goiás Colonial: Expedições
de Bandeiras e Entradas, povoamento e mineração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário